Queridos leitores,
o conteúdo deste blog é plenamente voltado a palavra de Deus. Desejo de coração que cada leitura edifique e transforme vossas vidas... Que o Senhor Jesus, seja sempre o centro e Senhor de Tudo, um enorme abraço,
Paz do Senhor, Vanessa de Oliveira.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Código Genético


O código genético é, de certa forma, a chave da Biologia Molecular, cuja unidade básica é a célula.
A célula é constituída de moléculas inanimadas, de macromoléculas, que funcionam como unidades estruturais, reservatórios de energia, repositórios de informações genéticas e como moléculas especiais para controlar os processos que mantém a célula viva.
Os quatro tipos principais de macromoléculas (ácidos nucléicos, proteínas, polissacarídeos e lipídios) tem funções idênticas em todos os tipos de célula e se organizam em conjuntos supramoleculares.

Proteínas formam o principal constituinte dos organismos vivos. Suas principais funções são: controlar o metabolismo e liberar energia (enzimas); defender o organismo de corpos estranhos (anticorpos); definir e manter a arquitetura da célula (elementos estruturais); carregar moléculas ou íons dentro da célula (mecanismo de transporte); coordenar e dirigir os processos químicos da célula (reguladores metabólicos).
As proteínas são o produto final da informação genética. Todas as proteínas possuem duas características estruturais em comum: contém apenas vinte diferentes tipos de aminoácidos e são polipeptídios.



"Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas."
Eclesiastes 11.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário