Queridos leitores,
o conteúdo deste blog é plenamente voltado a palavra de Deus. Desejo de coração que cada leitura edifique e transforme vossas vidas... Que o Senhor Jesus, seja sempre o centro e Senhor de Tudo, um enorme abraço,
Paz do Senhor, Vanessa de Oliveira.

sábado, 20 de novembro de 2010

Barein


Barein é um país árabe, formado por 30 ilhotas no Golfo Pérsico, em uma área próxima ao Catar e à Arábia Saudita.

População

Cerca de 50% da população é formada por imigrantes que trabalham na indústria petrolífera. Esses trabalhadores vêm, em maior número, do Sul da Ásia e de outros países árabes.

Destes imigrantes, metade não é muçulmana. São cristãos (católicos romanos, protestantes, ortodoxos siríacos, e Mar Thoma, do sul da Índia), hindus, baha"is, budistas e siques.

A maior parte das pessoas vive nas cidades. A capital, Manama, é a maior delas, com aproximadamente 155 mil habitantes.

Todos os bareinitas desfrutam de um amplo serviço público de assistência médica. A maioria das crianças em idade escolar frequenta as escolas e a taxa de analfabetismo entre a população adulta é baixa.

Praticamente todos os cidadãos bareinitas (com exceção dos imigrantes) seguem o islamismo, a religião oficial do governo. Embora haja um número considerável de muçulmanos sunitas, a maioria segue a tradição xiita. Há uma divisão entre sunitas urbanos, xiitas rurais e xiitas iranianos.

História e governo

Em 1550, os lusitanos tomam Barein que se tornou, assim, uma colônia portuguesa. Em 1820, foi transformado em um protetorado inglês. A independência do país só foi conquistada em 1971 e, dois anos depois, Barein foi declarado uma monarquia constitucional. Em 1975, no entanto, o país transformou-se em uma monarquia absoluta.

Atualmente, a nação é governada por um emir, servido de um conselho meramente consultivo de 40 membros. É proibida a formação de partidos políticos.

A prática dos direitos humanos em Barein melhorou de forma significativa depois das reformas decretadas pelo rei em 2001/02, mas o governo não instituiu, na lei, proteção aos direitos básicos tais como os de se reunir e de expressão.

Apesar de sua economia ainda ser muito dependente do refino de petróleo (que responde a mais de 60% da exportação), Barein tem diversificado suas atividades e se tornado um importante centro econômico de construção.


A Igreja

No século III, um bispado cristão foi estabelecido no país. Missões protestantes começaram a chegar ao país no início do século XX. O território bareinita foi uma boa base para o testemunho cristão durante todo o século passado, e ainda há muitas oportunidades para se compartilhar a fé com tato e bom senso. Apesar das restrições ao evangelismo, igrejas formadas por estrangeiros são permitidas e até bem aceitas.

Congregações cristãs que são registradas junto ao Ministério de Desenvolvimento Social operam livremente e têm permissão para oferecer seu espaço a igrejas que não têm seus próprios templos. Há grupos cristãos não registrados, no entanto, não há relatos de que o governo tenha forçado esses grupos a se registrarem.


A perseguição

O islamismo é a religião oficial do país e há um forte preconceito contra o cristianismo. Aos cristãos estrangeiros é garantido o direito à liberdade de culto, porém não é permitida a evangelização de muçulmanos. Ao mesmo tempo, porém, os cristãos e algumas de suas atuações e organizações são extremamente consideradas e bem aceitas, especialmente o Hospital Missionário Americano. Há também uma livraria que vende literatura cristã ao público em geral.


Motivos de oração

1. Há liberdade de culto para as igrejas. Ore para que os muçulmanos sejam atraídos pelos cultos e possam frequentá-los sem levantarem suspeitas.

2. O funcionamento de livrarias cristãs é permitido. Ore a Deus para que os muçulmanos frequentem as livrarias e peça que a liberdade com que elas operam seja mantida.

3. A Igreja sofre com o preconceito contra o cristianismo. Ore para que os cristãos encontrem novos meios para atenuar a discriminação e ganhem o apreço do governo e da população em geral.

4. A Igreja tem servido a nação por meio do Hospital Missionário Americano. Louve a Deus por este eficiente ministério de ajuda médica e ore pela ampliação de seu alcance.

5. A Igreja local sofre com a falta de interesse mundial. Ore para que o corpo de Cristo em todo o planeta aumente a oferta de recursos evangelísticos para a Igreja bareinita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário